Lisboa, 18 de julho de 2025
É um verão tipicamente vibrante em Nova Orleães quando o furacão Katrina se aproxima. Situada no olho do furacão de categoria 5, a cidade enfrenta uma dura realidade. Com uma ordem de evacuação tardia, muitos ficam presos e são forçados a preparar-se para a fúria da tempestade. Os residentes contam pela primeira vez como lidaram com o desastre iminente, capturando a experiência angustiante de se preparar para o grande furacão.
Após a passagem do furacão Katrina, os cidadãos rapidamente se aperceberam de que os diques tinham cedido, inundando rapidamente Nova Orleães como uma banheira. Equipas de emergência e cidadãos comuns entraram em ação heroicamente para salvar os habitantes locais; muitos residentes foram forçados a fugir das suas casas em busca de terra firme. Enquanto os residentes enfrentavam condições perigosas para sobreviver, a incompetência do governo a todos os níveis foi exposta à medida que a água subia.
Três dias após a inundação, as operações de resgate continuam 24 horas por dia. Milhares continuam presos, enquanto o governo luta para coordenar os esforços de resgate. Dentro do Superdome, surgem histórias de resiliência e sobrevivência apesar das condições por vezes horríveis. Entretanto, a cobertura da comunicação social passa a enfatizar o caos, concentrando-se nos saques em vez de se focar nos milhares de pessoas ainda encurraladas.
Na Nova Orleães pós-Katrina, o general Honoré lidera os esforços de resgate sob pressão para usar a força, enquanto heróis locais salvam vidas incansavelmente. Milhares continuam presos nas suas casas, no Superdome, no centro de convenções e ao longo da interestadual, enquanto os esforços de evacuação continuam a falhar. A tensão aumenta enquanto a violência irrompe e milícias atacam os residentes.
Os resilientes habitantes de Nova Orleães saem da cidade, formando parte da diáspora do Katrina. Enquanto tentam lidar com a incerteza de como e quando poderão refazer as suas vidas, um plano para uma nova Nova Orleães toma forma. O futuro da cidade devastada está em jogo, enquanto os seus residentes lutam para regressar, reconstruir e recomeçar as suas vidas, mesmo 20 anos depois.
Sobre a Lightbox
Com sede em Londres e Los Angeles, a Lightbox é uma empresa de media vencedora de vários prémios que cria conteúdos de alta qualidade para uma série de plataformas de distribuição. Foi fundada por Simon Chinn, produtor vencedor de dois Óscares® (Homem no Arame, À Procura de Sugar Man, Whitney) e Jonathan Chinn, galardoado pelos Emmy® (LA 92, American High, Whitney). As produções recentes da Lightbox incluem: What They Found, realizado por Sam Mendes, galardoado pela Academia, para a BBC, The Diamond Heist, com produção executiva de Guy Ritchie para a Netflix, The Mission, com estreia nos cinemas e na National Geographic, que estreou em Telluride e no Festival de Cinema de Londres, David Holmes: The Boy Who Lived, que estreou no DOC NYC e foi transmitido pela HBO/Max e pela Sky, Spector para a Showtime e Sky, The Princess, realizado por Ed Perkins, nomeado pela Academia, com lançamento nos cinemas, HBO e Sky, e que estreou no Sundance; e TINA, nomeado para os Emmy®, e realizado por TJ Lindsay e Daniel Martin, galardoados pela Academia, para a HBO/Max, Sky e lançamento nos cinemas. A empresa está atualmente a desenvolver projetos para uma série de emissoras e plataformas dos EUA, Reino Unido e internacionais, bem como para lançamento nos cinemas.
Sobre a Proximity Media
A Proximity Media é a equipa por trás do grande sucesso de bilheteira de 2025, Sinners, protagonizado por Michael B. Jordan e Hailee Steinfeld, que arrecadou mais de 350 milhões de dólares em todo o mundo até à data. Alguns dos projetos cinematográficos anteriores incluem Judas e o Messias Negro, vencedor de dois Óscares, Space Jam: Uma Nova Era e Creed III, que arrecadou mais de 275 milhões de dólares nas bilheteiras. O próximo lançamento é a minissérie Coração de Ferro, da Marvel Studios, que estreará a 24 de junho, no Disney+.
A Proximity também produziu o documentário Homeroom com a Hulu, coproduziu Stephen Curry: Underrated com a Apple Original Films, a A24 e a Unanimous Media, bem como Anthem, com a Onyx Collective, como parte do acordo geral da empresa com a Disney Television. A Proximity Music produziu as bandas sonoras de Sinners, Judas e o Messias Negro, Space Jam: Uma Nova Era e a banda sonora oficial e partitura de Black Panther: Wakanda Para Sempre e Creed III.
Sobre a National Geographic Content
Com a maior presença nas redes sociais, alcançando mais de 780 milhões de seguidores e 1,1 mil milhões de visualizações por mês, a National Geographic Content cativa públicos de todas as idades com narrativas premiadas e aclamadas pela crítica. Através de histórias reais, inspira os espectadores a descobrir, explorar e a cuidar do mundo que os rodeia. A National Geographic Content, parte de uma parceria entre a The Walt Disney Company e a National Geographic Society, chega a mais de 532 milhões de pessoas em 172 países e 33 línguas, através de plataformas digitais, redes sociais e publicações, bem como dos canais globais National Geographic (National Geographic Channel, Nat Geo WILD, Nat Geo MUNDO), da National Geographic Documentary Films e das plataformas de streaming Disney+ e Hulu. O seu conteúdo diversificado inclui o filme Free Solo, galardoado com um Óscar® e um BAFTA, e os filmes nomeados pela Academia Sugarcane: Sombras de um Colégio Interno, Vulcão: Uma História de Amor e Bobi Wine: The People's President, a série galardoada pelos prémios Emmy® 9/11: Um Dia na América e JFK: Um Dia na América, a série premiada pelos Emmy®, Animais por Perto com Bertie Gregory, e ainda a série Na Rota do Tráfico com Mariana van Zeller, Alasca, Os Segredos das Baleias, além de diversos conteúdos vencedores dos prémios National Magazine Awards, finalistas dos prémios Pulitzer e prémios Webby. Visite nationalgeographic.com e natgeotv.com ou explore o Instagram, Threads, Facebook, LinkedIn, YouTube, TikTok, e Reddit.
Para mais informações e acreditações, contacte:
National Geographic
Susana Lourenço
susana.lourenco@disney.com
ou
Rita Santiago
rita.santiago@lift.com.pt
Sobre o canal National Geographic:
O National Geographic (NAT GEO) convida os telespectadores a irem “mais além” através de uma programação inteligente, inovadora e inspiradora que desafia as perceções de cada um, a forma como vemos o mundo e o que nos impele para o progresso. O NAT GEO é um canal dinâmico que analisa e documenta temas relevantes e atuais muito diversos: versa sobre o ser humano, a vida animal, invenções e ciências do futuro, tecnologia e legados históricos, sociais, geográficos e antropológicos que contribuíram e contribuem para a construção da sociedade atual. Em Portugal, o canal está disponível nos operadores NOS, MEO, Vodafone e Nowo.
Caso não pretenda continuar a receber informação da Lift Consulting, envie por favor mail para dpo@liftworld.net indicando unsubscribe no assunto.