Jim Morrison
Jimmy Chin
Erich Roepke
Pemba Sharwa Sherpa
Esteban ‘Topo’ Mena
Carla Perez
Roberto ‘Tico’ Morales
Pur Bahadur ‘Yukta’ Gurung
Ngima Tenjing Sherpa
Pemba Gelje Sherpa
Tenging Gyaljen Sherpa
Pasang Sona Sherpa
Em outubro de 2018, Jim Morrison, juntamente com a sua parceira de escalada e de vida Hilaree Nelson, tornou-se a primeira pessoa a descer de esqui a partir do cume do Lhotse, a quarta montanha mais alta do mundo, com 8.516 metros (27.940 pés). A sua descida de 2.130 metros (7.000 pés) pelo Lhotse Couloir é considerada uma das mais esteticamente impressionantes e tecnicamente exigentes entre as descidas dos cumes mais altos do planeta.
Em maio de 2018, Morrison alcançou o cume do Cho Oyu e do Monte Evereste, descendo um total combinado de 3.350 metros (11.000 pés) em ambas as montanhas, incluindo uma linha de 2.130 metros (7.000 pés) no Cho Oyu.
Em maio de 2024, Morrison, juntamente com Chantel Astorga, completou uma histórica descida de esqui pela face norte do Monte Evereste, através dos Corredores Japonês e Hornbein, um feito que desafiou os limites do alpinismo moderno.
Morrison é reconhecido como um dos principais alpinistas esquiadores da sua geração — piloto, atleta da The North Face e contador de histórias, cuja abordagem alia técnica, criatividade e profundo respeito pelas montanhas. As suas expedições são movidas por uma curiosidade incessante sobre o que existe para além dos limites do possível e por uma crença no poder transformador do desafio, da perda e dos lugares selvagens.
Chai Vasarhelyi é uma cineasta premiada pela Academia, conhecida pelos seus documentários aclamados pela crítica, incluindo «Free Solo», que ganhou um Óscar®, um BAFTA e sete Emmys. Vasarhelyi co-realizou «Operação: Resgate na Tailândia», «De Volta ao Espaço» e «Meru: O Centro do Universo» e foi galardoado pelos prémios Sundance, BAFTA, DGA e Peabody Awards. Em 2023, realizou a sua primeira longa-metragem com guião, “Nyad”, para a Netflix, que rendeu nomeações para os Óscares aos dois atores principais. O seu próximo lançamento, previsto para 2025, inclui “Love+War”, da National Geographic Documentary Films. Vasarhelyi é um National Geographic Explorer.
Jimmy Chin é um cineasta premiado pela Academia, fotógrafo da National Geographic e alpinista de alto nível que liderou e documentou expedições inovadoras por mais de duas décadas. Chin ganhou um Oscar e um BAFTA por co-realizar “Free Solo”, que também ganhou sete Emmys, e mais tarde co-realizou a longa-metragem da Netflix, “Nyad”, que rendeu indicações aos Óscares para os atores principais. O seu próximo lançamento, previsto para 2025, inclui “Love+War”, da National Geographic Documentary Films. Outros trabalhos da sua autoria incluem «Operação: Resgate na Tailândia», «Meru: O Centro do Universo» e a série da National Geographic «Edge of the Unknown with Jimmy Chin». Chin é um National Geographic Explorer.
Sobre a National Geographic Documentary Films
A National Geographic Documentary Films, parte de uma joint-venture entre a The Walt Disney Company e a National Geographic Society, está empenhada em levar ao mundo documentários de qualidade superior, que cobrem histórias oportunas, provocadoras e globalmente relevantes, com os melhores realizadores de documentários. Os seus filmes premiados e aclamados pela crítica chegam a 300 milhões de pessoas em todo o mundo, em 180 países e 33 línguas, através dos canais globais da National Geographic e das plataformas diretas ao consumidor Disney+ e Hulu. Filmes recentes incluem “Sugarcane: Sombras de um Colégio Interno”, nomeado para os Óscares, “Bobi Wine: The People's President”, “Vulcão: Uma História de Amor”, nomeado para os Óscares e os BAFTA, “The First Wave”, vencedor de três prémios Emmy®, “Endurance”, premiado pelos Emmy®, “O Território”, vencedor de dois prémios Sundance, “Operação: Resgate na Tailândia” e “Becoming Cousteau”, nomeados para os prémios BAFTA, e “Free Solo”, premiado pelos Óscares e os BAFTA, bem como os mais recentes “Sally”, “Perdidos na Selva” e “Love+War”. Para mais informações, visite films.nationalgeographic.com ou encontre-nos no Facebook, Twitter, Instagram, e YouTube.
Sobre a Little Monster Films
A Little Monster Films é uma produtora vencedora de vários prémios Academy®, BAFTA® e Emmy®, fundada por Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin. A nossa missão é captar a humanidade no seu melhor, com o objetivo de refletir um mundo diversificado, tanto à frente como atrás da câmara. A produtora apresenta narrativas fundamentadas com intensidade e profundidade, enquanto mostra o que existe de extraordinário entre nós e que ultrapassa os limites do potencial humano. O nosso documentário de 2021, “Operação: Resgate na Tailândia”, sobre o mundialmente famoso resgate da equipa de futebol juvenil de uma gruta na Tailândia, ganhou o prémio People's Choice para Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Toronto, foi nomeado para um BAFTA e ganhou três Emmys de Notícias & Documentário. Anteriormente, o nosso filme inovador, “Free Solo”, foi galardoado com um BAFTA e o Óscar de Melhor Documentário em 2019. O filme foi também premiado com sete Emmy. O nosso mais recente filme, “Vida Selvagem”, uma história de amor ambientalista, estreou há pouco tempo nos cinemas e no Disney+. Os próximos projetos incluem o documentário ENDURANCE, sobre a descoberta do navio da lendária expedição de Ernest Shackleton, e a série documental PHOTOGRAPHER, da National Geographic; e NYAD, uma cinebiografia com Annette Bening e Jodie Foster para a Netflix. www.littlemonsterfilms.com


