- A partir de 5 de julho, o National Geographic Wild dedica todo o mês a ”SHARKFEST”, começando com uma emissão especial, no dia 4 de julho, no canal National Geographic;
- Um clássico de verão no canal, onde pelo 8º ano consecutivo, os tubarões serão as estrelas, com 17 estreias e emissão de outros documentários e séries documentais.
Existem aproximadamente 175 espécies de tubarões que habitam nos Estados Unidos da América, mas contam-se pelos dedos das mãos aqueles que são conhecidos pelos seus ataques a humanos nos oceanos.
Explorando as águas das praias e aventurando-se por abismos de 2.400 metros, ‘What the Shark?’ olha para um lado dos tubarões raramente visto, mergulhando de forma profunda nos ambientes onde a adaptação extrema é fundamental para a sobrevivência. Neste vazio, onde a escuridão pode impedir um predador de encontrar suas presas e os níveis de pressão podem fazer explodir algumas criaturas, a atmosfera é uma ameaça à sobrevivência de qualquer tubarão.
O cinematógrafo vencedor de um prémio Emmy, Andy Casagrande, e o biólogo marinho, Kori Garza, viajam para uma lagoa remota na Polinésia Francesa para mergulhar com os "tigres do Tahiti" em busca do maior tubarão-tigre vivo do mundo, Kamakai. Enquanto estão lá, conseguem captar, pela primeira vez, algumas táticas de caça cooperativa entre dois jovens tubarões-tigre.
Os tubarões-touro enfrentam alguns dos mais temíveis e maiores tubarões-brancos e tigres para provar que também são grandes predadores. À medida que o clima aquece as águas do mundo, o território do tubarão-touro aumenta, levando à maior ocorrência de ataques. Seguindo uma equipa de especialistas, ‘Raging Bullshark’ mostra-nos como as espécies que menos esperamos se podem tornar nas mais perigosas do mundo.
Os surfistas não são os únicos atletas no mar, pois dividem o campo de jogo com grandes predadores abaixo da superfície. Em ‘Shark Vs. Surfer’, viajamos para os locais mais conhecidos do mundo para surfar e que estão infestados de tubarões, sendo palco das histórias mais angustiantes entre tubarões e surfistas, contadas pelos sobreviventes, e pelos biólogos marinhos, Ryan Johnson e Dr. Steven Kajuira.
Um tubarão-tigre gigante chamado Kamakai foi visto pela última vez numa lagoa remota na Polinésia Francesa. Agora, o biólogo marinho, Kori Garza, e o cinematógrafo subaquático, Andy Casagrande, decidiram encontrá-lo e descobrir o mistério que o levou àquelas águas.
O Triângulo das Bermudas tem mais de 129.000 quilómetros quadrados de mistérios, incluindo aviões desaparecidos, navios afundados, bússolas defeituosas e até lendas da Atlântida. No entanto, a sua maior maravilha pode ser algo muito mais incrível: tubarões. Durante anos, o biólogo marinho, Dr. Austin Gallagher, investigou os tubarões naquela área, e está determinado a encontrar “santo graal” da investigação sobre tubarões, o local secreto de criação dos tubarões-tigre. Seguindo um destes tubarões, o Mabel, o Dr. Austin tenta descobrir o ponto mais misterioso da Mãe Natureza.
Uma investigação de rotina torna-se fatal quando um dos drones de Ryan Johnson, um biólogo marinho da África do Sul, capta uma baleia jubarte a ser estrategicamente atacada e afogada por um tubarão branco. Este comportamento, nunca antes visto, causa uma completa mudança de perspectiva numa das criaturas à qual o biólogo dedicou a sua vida a estudar. Para o compreender melhor, Ryan segue as baleias jubarte na sua migração, mapeando os locais que as podem tornar vulneráveis para descobrir o porquê de os tubarões brancos se tornarem assassinos.
Dos milhões de tubarões nos nossos oceanos, alguns são tão fascinantes que se tornaram celebridades em todo o mundo, contando com legiões de fãs e seguidores. Em ‘Most Wanted Sharks’, o biólogo marinho, Jeremiah Sullivan, mergulha nas histórias de algumas das estrelas mais sensacionais de todos os tempos.
Estas são duas das forças mais poderosas e extremas da natureza – vulcões e tubarões – que inspiram tanto o medo como o fascínio. Por todo o mundo, os vulcões tornaram-se pontos quentes e favoráveis para tubarões.
O que acontece quando o derradeiro predador dos oceanos, o grande tubarão branco, tem que partilhar as suas águas com a maior força de combate de sempre, a equipa da marinha dos Estados Unidos da América?
Muitos especialistas consideram os tubarões-touro uma das espécies mais perigosas, mas sabemos pouco sobre estes predadores. ‘Secrets of the Bullshark’ desvenda o mistério destes gigantes: como fazem as suas migrações e como caçam. O biólogo marinho, Dr. Ryan Daly, e uma equipa de cientistas utilizam tecnologia de ponta para revelar os movimentos e o comportamento dos tubarões-touro com a esperança os entender melhor, acompanhando o seu desenvolvimento, desde pequenos caçadores a predadores inteligentes e ferozes.
A derradeira luta é travada dentro de água: tubarões Vs golfinhos. Estas espécies partilham o oceano há milénios, mas os cientistas só começaram agora a entender o seu complexo relacionamento. Este especial acompanha uma equipa de especialistas que viajam para o epicentro desta luta selvagem - Shark Bay, na Austrália, de forma a desvendar os segredos do combate entre tubarões e golfinhos.
Sábado, dia 4 de julho, a partir das 15h45 no canal National Geographic
A partir de dia 5 de julho, às 17h00 no canal National Geographic Wild
Para mais informações e acreditações, contacte:
National Geographic Partners
Margarida Morais: margarida.morais@disney.com
Lift Consulting
Catarina Brito: catarina.brito@lift.com.pt
Sobre o canal National Geographic:
O National Geographic (NAT GEO) convida os telespectadores a irem “mais além” através de uma programação inteligente, inovadora e inspiradora que desafia as perceções de cada um, a forma como vemos o mundo e o que nos impele para o progresso. O NAT GEO é um canal dinâmico que analisa e documenta temas relevantes e atuais muito diversos: versa sobre o ser humano, a vida animal, invenções e ciências do futuro, tecnologia e legados históricos, sociais, geográficos e antropológicos que contribuíram e contribuem para a construção da sociedade atual. Em Portugal, o canal está disponível nos operadores NOS, MEO, Vodafone e Nowo.
Caso não pretenda continua a receber informação da Lift Consulting, envie por favor mail para dpo@liftworld.net, indicando unsubscribe no assunto.