- The Walt Disney Company é o grupo líder no pay tv pelo sétimo ano consecutivo, continuando a aumentar a sua audiência absoluta ano após ano;
- Em 2023, estreará nos seus canais cerca de 125 novos títulos e terá mais de 300 séries em emissão: entre as quais os novos “Fire Country”, “Alaska Daily”, “True Lies”, “So help me Todd”, “Ghost” e “Sister Boniface”;
- Criatividade, proximidade, o poder do storytelling e a força das marcas da TWDC são peças-chaves no sucesso e reconhecimento das iniciativas e projetos comerciais da TWDC em Portugal.
- Em 2023, estreará nos seus canais cerca de 125 novos títulos e terá mais de 300 séries em emissão: entre as quais os novos “Fire Country”, “Alaska Daily”, “True Lies”, “So help me Todd”, “Ghost” e “Sister Boniface”;
- Criatividade, proximidade, o poder do storytelling e a força das marcas da TWDC são peças-chaves no sucesso e reconhecimento das iniciativas e projetos comerciais da TWDC em Portugal.
A The Walt Disney Company Portugal (TWDC) realizou hoje o seu Showcase anual onde apresentou as novidades de programação e os novos projetos comerciais para 2023. Serão mais de 300 séries em emissão, entre as quais as mais vistas no pay tv em Portugal, e cerca de 125 títulos novos, incluindo novas temporadas. Por outro lado, a área comercial reforça o seu dinamismo e aposta criativa em projetos non-spot (nos quais foi percursora no mercado nacional), entre os quais a campanha “FOX The Scroll”, que recebeu 13 distinções da indústria, nas quais se destacam os Promax Europe Awards e os Prémios Eficácia.
A TWDC em Portugal distribui 11 canais televisivos: FOX, FOX Life, FOX Crime, FOX Movies, FOX Comedy, Disney Channel, Disney Junior, Baby TV, National Geographic, Nat Geo Wild e 24 Kitchen, cuja audiência, em 2022, representa 8,4% do total do consumo televisivo, o equivalente a mais de 20% de quota mercado em pay tv.
“A relevância de uma marca traduz-se na sua longevidade e proximidade com os seus fãs, consumidores e parceiros. Prestes a entrar no ano do nosso centenário, não podiamos estar mais satisfeitos com a performance dos nossos canais lineares, com o reconhecimento por parte da indústria da nossa capacidade criativa e com a visão comercial de uma equipa que alia o melhor storytelling à força das nossas marcas”, afirmou Luís Fernambuco, General Manager da TWDC Portugal
A TWDC em Portugal distribui 11 canais televisivos: FOX, FOX Life, FOX Crime, FOX Movies, FOX Comedy, Disney Channel, Disney Junior, Baby TV, National Geographic, Nat Geo Wild e 24 Kitchen, cuja audiência, em 2022, representa 8,4% do total do consumo televisivo, o equivalente a mais de 20% de quota mercado em pay tv.
“A relevância de uma marca traduz-se na sua longevidade e proximidade com os seus fãs, consumidores e parceiros. Prestes a entrar no ano do nosso centenário, não podiamos estar mais satisfeitos com a performance dos nossos canais lineares, com o reconhecimento por parte da indústria da nossa capacidade criativa e com a visão comercial de uma equipa que alia o melhor storytelling à força das nossas marcas”, afirmou Luís Fernambuco, General Manager da TWDC Portugal
As estreias, o regresso de séries favoritas e uma diversidade cada vez maior de conteúdos
Na FOX estreia já em dezembro, “Fire Country”, a nova grande produção de Jerry Bruckheimer (franchise CSI, Piratas das Caraíbas, Top Gun: Maverick), revela a luta contra os grandes incêndios que assolam a Califórnia por parte de um grupo de bombeiros de elite e um conjunto de reclusos, voluntários num programa especial de redução de penas. Foi a melhor estreia em televisão de uma nova série, este ano nos Estados Unidos.
Em 2023, “True Lies” traz para o pequeno ecrã uma adaptação do filme homónimo de 1994 (“A Verdade da Mentira”), dos mesmos produtores executivos: James Cameron e Rae Sanchini. Uma série de ação, espionagem e comédia. Protagonizada por um, aparentemente, comum casal dos subúrbios mas que têm uma vida dupla enfrentando missões de espionagem internacional de alto risco.
Ação non stop continua no canal, com as novas temporadas de “CSI: Las Vegas”, “Magnum P.I”, “FBI”, “Investigação Criminal: Hawai’i” e “Chicago PD”.
Na FOX Life, teremos duas grandes estreias, ambas protagonizadas por atrizes galardoadas com já distinguidas com Oscars®: Hillary Swank e Marcia Gay Harden.
Em dezembro estreia “Alaska Daily”, uma série dramática em que Hillary Swank representa uma prestigiada jornalista de Nova Iorque que se vê obrigada a mudar de vida após um problema profissional. No Alaska, e num pequeno jornal local, vê-se envolvida numa investigação sobre uma vaga de desaparecimentos e assassinatos de mulheres indígenas.
Em 2023, “So Help Me Todd”, é um drama legal com uma pitada de comédia, protagonizada por Marcia Gay Harden, que interpreta o papel de uma advogada de sucesso que contrata o seu filho como detetive, mas concluem que resolver crimes é bem mais fácil do que trabalharem juntos.
A icónica série “Anatomia de Grey” volta para a sua 19.ª temporada, bem como “The Resident”, “9-1-1”, ” Station 19”, assim como o final da série “New Amsterdam”.
No FOX Comedy, junta-se “Ghost” às comédias que preenchem a grelha do canal. Quando um casal novaiorquino decide transformar uma propriedade rural num hotel, não esperavam que o seu sonho se iria complicar perante alguns hóspedes inesperados. Para manter a tradição, este Natal estreia a 34.ª temporada de “Os Simpsons”, um exclusivo do FOX Comedy.
“Family Guy”, “Boa Vizinhança”, ”American Dad”, “Os Goldberg” entre outros, estão entre os regressos com novas temporadas.
No Fox Crime, o crime é combatido com “Sister Boniface”, um spin off de Father Brown sobre as investigações da Irmã Boniface - enóloga, motociclista, cientista forense e freira do Convento de St. Vincent.
“Professor T”, “Death in Paradise”, “Astrid” e Raphaelle” e “Midsomer Murders” estão de regresso ao canal.
As produções nacionais não podem faltar no 24Kitchen, e o chef Henrique Sá Pessoa está de regresso com a nova temporada de “Comtradição pelo Mundo”, já em janeiro. Cátia Goarmon, chega com novos episódios, novas receitas e novos convidados em fevereiro, e Joana Barrios apresenta o seu mais recente programa, na Primavera. O canal continuará a ser a casa exclusiva para os novos programas de Jamie Oliver.
No canal National Geographic, as principais séries regressam com novas temporadas, com destaque para “Ilha sem Lei”, “Pesca no Limite” e “Mayday: Desastres Aéreos”. Regressa também a portuguesa Mariana Van Zeller, em fevereiro, com a terceira temporada da série “Na Rota do Tráfico”, que a leva de novo aos mais perigosos e desafiantes mercados negros do mundo.
Em Novembro chegam ao Disney Channel, os novos episódios de “Miraculous - As Aventuras de Ladybug” e ainda a nova série “Ultra Violeta & Escorpião Negro”. Mas as novidades não ficam por aqui e muito em breve teremos no canal a nova série de animação infantil da Marvel “Moon Girl e o Dinossauro Diabólico”.
As séries preferidas dos fãs não podiam ficar para trás e regressam com novos episódios de “Os Green na Cidade Grande” e “A Maldição de Molly McGee”.
Mickey Mouse e os seus amigos continuam a espalhar magia e alegria em “Mickey Mouse Funhouse” e o “Spidey e a Sua Superequipa” salvam o dia no Disney Junior, que agora conta com uma nova equipa de heróis, a “Unidade de Resgate”.
Em 2023, “True Lies” traz para o pequeno ecrã uma adaptação do filme homónimo de 1994 (“A Verdade da Mentira”), dos mesmos produtores executivos: James Cameron e Rae Sanchini. Uma série de ação, espionagem e comédia. Protagonizada por um, aparentemente, comum casal dos subúrbios mas que têm uma vida dupla enfrentando missões de espionagem internacional de alto risco.
Ação non stop continua no canal, com as novas temporadas de “CSI: Las Vegas”, “Magnum P.I”, “FBI”, “Investigação Criminal: Hawai’i” e “Chicago PD”.
Na FOX Life, teremos duas grandes estreias, ambas protagonizadas por atrizes galardoadas com já distinguidas com Oscars®: Hillary Swank e Marcia Gay Harden.
Em dezembro estreia “Alaska Daily”, uma série dramática em que Hillary Swank representa uma prestigiada jornalista de Nova Iorque que se vê obrigada a mudar de vida após um problema profissional. No Alaska, e num pequeno jornal local, vê-se envolvida numa investigação sobre uma vaga de desaparecimentos e assassinatos de mulheres indígenas.
Em 2023, “So Help Me Todd”, é um drama legal com uma pitada de comédia, protagonizada por Marcia Gay Harden, que interpreta o papel de uma advogada de sucesso que contrata o seu filho como detetive, mas concluem que resolver crimes é bem mais fácil do que trabalharem juntos.
A icónica série “Anatomia de Grey” volta para a sua 19.ª temporada, bem como “The Resident”, “9-1-1”, ” Station 19”, assim como o final da série “New Amsterdam”.
No FOX Comedy, junta-se “Ghost” às comédias que preenchem a grelha do canal. Quando um casal novaiorquino decide transformar uma propriedade rural num hotel, não esperavam que o seu sonho se iria complicar perante alguns hóspedes inesperados. Para manter a tradição, este Natal estreia a 34.ª temporada de “Os Simpsons”, um exclusivo do FOX Comedy.
“Family Guy”, “Boa Vizinhança”, ”American Dad”, “Os Goldberg” entre outros, estão entre os regressos com novas temporadas.
No Fox Crime, o crime é combatido com “Sister Boniface”, um spin off de Father Brown sobre as investigações da Irmã Boniface - enóloga, motociclista, cientista forense e freira do Convento de St. Vincent.
“Professor T”, “Death in Paradise”, “Astrid” e Raphaelle” e “Midsomer Murders” estão de regresso ao canal.
As produções nacionais não podem faltar no 24Kitchen, e o chef Henrique Sá Pessoa está de regresso com a nova temporada de “Comtradição pelo Mundo”, já em janeiro. Cátia Goarmon, chega com novos episódios, novas receitas e novos convidados em fevereiro, e Joana Barrios apresenta o seu mais recente programa, na Primavera. O canal continuará a ser a casa exclusiva para os novos programas de Jamie Oliver.
No canal National Geographic, as principais séries regressam com novas temporadas, com destaque para “Ilha sem Lei”, “Pesca no Limite” e “Mayday: Desastres Aéreos”. Regressa também a portuguesa Mariana Van Zeller, em fevereiro, com a terceira temporada da série “Na Rota do Tráfico”, que a leva de novo aos mais perigosos e desafiantes mercados negros do mundo.
Em Novembro chegam ao Disney Channel, os novos episódios de “Miraculous - As Aventuras de Ladybug” e ainda a nova série “Ultra Violeta & Escorpião Negro”. Mas as novidades não ficam por aqui e muito em breve teremos no canal a nova série de animação infantil da Marvel “Moon Girl e o Dinossauro Diabólico”.
As séries preferidas dos fãs não podiam ficar para trás e regressam com novos episódios de “Os Green na Cidade Grande” e “A Maldição de Molly McGee”.
Mickey Mouse e os seus amigos continuam a espalhar magia e alegria em “Mickey Mouse Funhouse” e o “Spidey e a Sua Superequipa” salvam o dia no Disney Junior, que agora conta com uma nova equipa de heróis, a “Unidade de Resgate”.
Eventos, branded content e outros projetos non-spot em destaque para 2023
A área de Media Sales & Partnerships da TWDC é responsável pelo desenvolvimento de parcerias e conteúdos diferenciadores de um portefólio de canais que semanalmente impacta mais de cinco milhões de espectadores e representa algumas das mais importantes marcas do mundo.
Em 2022, em estreita colaboração com agências e anunciantes, para além dos tradicionais spots, criou e desenvolveu projetos non-spot, na forma de branded content, softsponsoring, ID’s, pills, promos especiais, spots criativos, endorsements e eventos (com mais de 9000 participantes), alavancados na força incomparável das marcas Disney, FOX, National Geographic e 24Kitchen.
De destacar ainda o fenómeno do branded content em Portugal: a quinta temporada de “Cenas de Família” da Renault, com um elenco de luxo, e à qual assistiram 1,3 milhões espectadores, e “Companhia dos Frescos” do Continente com Joana Barrios, cujos 7 episódios foram acompanhados por mais de 3 milhões de pessoas.
Em 2023 continuará a ligar os espectadores, marcas, talento e anunciantes através de novos projetos, tais como:
- “Gourmet para Todos”, com o chef Henrique Sá Pessoa. que nos vai demonstrar que as receitas gourmet estão ao alcance de todas as pessoas, selecionando um menu impressionante mas de fácil execução;
- “Turismo sustentável”. O regresso à companhia de Catarina Barreiros para uma segunda temporada, com dicas sobre como podemos viajar minimizando o impacto ambiental. Uma mini-série que promove comportamentos sustentáveis no turismo;
- Em “Street Makeover”, apostamos no fenómeno do antes/depois e vamos surpreender transeuntes propondo-lhes um makeover completo, mostrando a diferença que alguns detalhes podem fazer no dia a dia das pessoas, na sua motivação e auto-estima;
- “Top Gamer” estará a par das tendências mundiais e irá acompanhar um youtuber, especialista em videojogos, nas suas escolhas, truques e dicas sobre como jogar ao mais alto nível;
- Continuaremos a promover a consciência ambiental e os hábitos de vida saudável, desta vez junto dos mais novos e através dos canais Disney, aliando o desporto à limpeza das praias. O “Voa a bola” irá decorrer no verão e juntará milhares de crianças em praias de norte a sul do país.
Em 2022, em estreita colaboração com agências e anunciantes, para além dos tradicionais spots, criou e desenvolveu projetos non-spot, na forma de branded content, softsponsoring, ID’s, pills, promos especiais, spots criativos, endorsements e eventos (com mais de 9000 participantes), alavancados na força incomparável das marcas Disney, FOX, National Geographic e 24Kitchen.
De destacar ainda o fenómeno do branded content em Portugal: a quinta temporada de “Cenas de Família” da Renault, com um elenco de luxo, e à qual assistiram 1,3 milhões espectadores, e “Companhia dos Frescos” do Continente com Joana Barrios, cujos 7 episódios foram acompanhados por mais de 3 milhões de pessoas.
Em 2023 continuará a ligar os espectadores, marcas, talento e anunciantes através de novos projetos, tais como:
- “Gourmet para Todos”, com o chef Henrique Sá Pessoa. que nos vai demonstrar que as receitas gourmet estão ao alcance de todas as pessoas, selecionando um menu impressionante mas de fácil execução;
- “Turismo sustentável”. O regresso à companhia de Catarina Barreiros para uma segunda temporada, com dicas sobre como podemos viajar minimizando o impacto ambiental. Uma mini-série que promove comportamentos sustentáveis no turismo;
- Em “Street Makeover”, apostamos no fenómeno do antes/depois e vamos surpreender transeuntes propondo-lhes um makeover completo, mostrando a diferença que alguns detalhes podem fazer no dia a dia das pessoas, na sua motivação e auto-estima;
- “Top Gamer” estará a par das tendências mundiais e irá acompanhar um youtuber, especialista em videojogos, nas suas escolhas, truques e dicas sobre como jogar ao mais alto nível;
- Continuaremos a promover a consciência ambiental e os hábitos de vida saudável, desta vez junto dos mais novos e através dos canais Disney, aliando o desporto à limpeza das praias. O “Voa a bola” irá decorrer no verão e juntará milhares de crianças em praias de norte a sul do país.