NO DIA 17 DE MARÇO, COINCIDINDO COM O TÃO AGUARDADO NOVO LANÇAMENTO DO ÁLBUM DOS U2, SONGS OF SURRENDER.
Teaser disponível aqui.
Uma produção da Imagine Documentaries, de Brian Grazer e Ron Howard, da Tremolo Productions de Nevile e da Worldwide Pants de Dave Letterman, "Bono e The Edge: A Sort of Homecoming, com David Letterman" combina as filmagens de um concerto com as de uma viagem de aventura, e conta com muitas participações de Bono e The Edge, bem como com o humor de Letterman ao longo de todo o filme.
Além de incluir o concerto, este documentário especial incidirá bastante na extraordinária relação entre Bono e The Edge, e no modo como esta relação evoluiu ao longo de mais de 45 anos de grande amizade e que resultou numa das parcerias em escrita de músicas mais marcantes na história do rock and roll. O filme documenta também a visão de Dublin Letterman, que visita, pela primeira vez, a cidade natal de Bono e The Edge.
"Bono e The Edge são a força por trás de uma das bandas mais proeminentes e influentes da história do rock and roll, e temos a honra de trazer para uma audiência mundial, através do Disney+, uma abordagem verdadeiramente íntima sobre como tudo começou, a amizade e o processo criativo", afirmou Dave.
Letterman aceitou o convite dos dois companheiros dos U2 para estes o acompanharem na sua primeira visita à Irlanda. Apesar de ter uma relação de 25 anos com os U2, Letterman só tinha passado tempo com Bono e The Edge nos EUA. Além de ser o convidado de honra de um concerto íntimo num local emblemático – o antigo edifício do Cinema Ambassador, no topo da O'Connell Street, na zona norte de Dublin – Dave vai também explorar a cidade. Visita, numa manhã fria e gelada, Forty Foot, o emblemático local de mergulhos, e viaja no comboio DART para o norte do condado de Wicklow. Letterman também inspira Bono e The Edge a escreverem uma canção nova para os U2, e é por pouco que não é levado a atuar no lendário McDaid's Pub, na Grafton Street, com um grupo igualmente lendário de artistas e músicos, incluindo Bono, The Edge, Glen Hansard, Markéta Irglová, Imelda May, Loah, Saint Sister, Grian Chatten, dos Fontaines DC, e Dermot Kennedy, cuja voz Bono descreve como sendo um "boom sónico".
"Apaixonei-me pelos U2 e pelo David Letterman quase ao mesmo tempo, algures por volta do meu segundo ano do liceu", disse o realizador Morgan Neville. "Mas estarmos todos juntos, décadas mais tarde, na Irlanda, para fazer este espetáculo, era um sonho improvável que se tornou realidade". “Tive este sonho incrível de estar na cidade mágica de Dublin com o Bono, o The Edge e David Letterman", disse o produtor Justin Wilkes. "E se o Morgan não tivesse registado tudo em filme, eu continuaria a não acreditar que isto realmente aconteceu".
O filme foi gravado em Nova Iorque e Los Angeles e, claro, em Dublin, na Irlanda.
"Bono e The Edge: A Sort of Homecoming, com David Letterman" é uma produção da Imagine Documentaries, da Tremolo Productions e da Worldwide Pants, de David Letterman. Da parte da Imagine Documentaries, Brian Grazer, Ron Howard, Sara Bernstein e Justin Wilkes são os produtores executivos; Séamus Murphy-Mitchell é produtor; e Meredith Kaulfers e Mike Sweeney são produtores coexecutivos. Da parte da Tremolo, Morgan Neville é realizador e produtor, e Caitrin Roger é produtora executiva. Da Worldwide Pants, Tom Keaney é produtor executivo, e Mary Barclay é coprodutora executiva. Da Disney Branded Television, Marc Buhaj é vice-presidente, de Unscripted e Nonfiction, e Marjon Javadi é vice-presidente de série e filmes documentais.
Sobre U2
Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. conheceram-se quando eram adolescentes na Escola Mount Temple, em Dublin, e, em 1978, formaram os U2. Desde o início, os U2 destacaram-se pelo seu entusiasmo e ambição para formar uma banda – nas palavras dos mesmos – "mesmo antes de saberem tocar".
Quarenta anos mais tarde, os U2 são reconhecidos como a banda que faz as melhores atuações ao vivo do mundo. A banda já fez inúmeras digressões pelo mundo, lançou 14 álbuns de estúdio, vendeu mais de 170 milhões de álbuns e ganhou vários prémios, incluindo 22 Grammys e o prémio de Embaixador de Consciência pela Amnistia Internacional. Os U2 foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 2005 e foram duas vezes nomeados para um Óscar de Melhor Canção Original: em 2003, com a música "The Hands That Built America", do filme Gangs of New York, e, em 2014, com a música "Ordinary Love", do filme Mandela: Longa Caminhada para a Liberdade.
O décimo quarto álbum de estúdio dos U2, Songs Of Experience – que vem complementar o anterior álbum de 2014, Songs Of Innocence – foi lançado em dezembro de 2017 e, na estreia, ocupou o primeiro lugar da Billboard 200, o que fez dos U2 a única banda do mundo a estar no topo desta lista durante quatro décadas consecutivas.
Em 2018, os U2 entraram em digressão com o tour eXPERIENCE + iNNOCENCE, uma produção grandiosa na qual a banda apresentou tecnologia e engenharia inovadoras. E isto após a famosa enchente de estádios em 2017, com a digressão The Joshua Tree Tour – a digressão que bateu todos os recordes de sucesso e que celebra o famoso álbum da banda de 1987 – e que levou os U2 à Nova Zelândia, à Austrália e ao Japão, bem como levou "a maior banda do mundo" (de acordo com o The Guardian) a Singapura, Seul, Manila e Bombaim, pela primeira vez. Em novembro de 2019, a banda lançou uma faixa em colaboração com o A.R. Rahman intitulada "Ahimsa", que foi apresentada ao vivo no estádio de Bombaim, D.Y. Patil. Em 2020, SiriusXM e U2 anunciaram o lançamento de U2 X-Radio, uma imersão completa no trabalho e nas influências da banda originalmente do norte de Dublin, com organização total pelos U2. E em maio de 2021, Bono e The Edge colaboraram com o DJ holandês Martin Garrix para criar a faixa "We Are The People", o hino oficial do Campeonato Europeu de Futebol UEFA de 2020.
Songs Of Surrender – uma compilação de 40 canções dos U2 que são já uma referência de todas as coletâneas da banda, regravadas e reinterpretadas em sessões nos últimos dois anos – será lançado integralmente no dia 17 de março.
Sobre o Disney+
O Disney+ é o serviço de streaming dedicado a filmes e séries da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, juntamente com Os Simpsons e muito mais. Em mercados internacionais selecionados, inclui também a marca de conteúdos de entretenimento geral Star. O Disney+, o principal serviço de streaming direto ao consumidor da The Walt Disney Company, pertence ao segmento Disney Media & Entertainment Distribution. O serviço oferece um conjunto de originais exclusivos que está em constante crescimento, incluindo longas-metragens, documentários, séries de live-action e animação, e curtas-metragens. Com acesso sem precedentes à longa história da Disney, que reúne entretenimento incrível em cinema e televisão, o Disney+ é também o serviço de streaming exclusivo para os mais recentes lançamentos dos The Walt Disney Studios. Para mais informações, visite disneyplus.com ou consulte a aplicação Disney+ disponível na maioria dos dispositivos móveis e televisivos conectados.
Para mais informações contacte:
Margarida Morais
Director, Publicity Media & Corp Comms
margarida.morais@disney.com
Margarida Troni
PR Supervisor
margarida.x.troni@disney.com