ESTREIA NO DISNEY+ A 2 DE MARÇO
Nomeado para sete óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz Secundária (Ariana DeBose), e para 11 prémios Critics’ Choice, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz Secundária (Ariana DeBose, Rita Moreno), o filme "West Side Story" venceu três prémios Golden Globes®: Melhor Filme, Musical ou Comédia; Melhor Atriz em Musical ou Comédia (Rachel Zegler) e Melhor Atriz Secundária (Ariana DeBose). O filme recebeu, também, nomeações da DGA (Steven Spielberg), PGA (Steven Spielberg, Kristie Macosko Krieger e Kevin McCollum), WGA (Tony Kushner) e SAG (Ariana DeBose para Melhor Atriz Secundária Feminina) e foi considerado um dos dez melhores filmes do ano pelo American Film Institute e pelo National Board of Review, tendo este último votado em Rachel Zegler para Melhor Atriz do Ano.
Realizado por Steven Spielberg, vencedor de um óscar, a partir de um argumento de Tony Kushner, vencedor de um prémio Pulitzer e de um Tony®, o filme "West Side Story" conta a clássica história das fortes rivalidades e do amor entre jovens, em 1957, em Nova Iorque. Esta reinterpretação deste musical tão querido pelo público conta, no elenco, com Ansel Elgort (Tony), Ariana DeBose (Anita), David Alvarez (Bernardo), Mike Faist (Riff), Brian d’Arcy James (agente Krupke), Corey Stoll (tenente Schrank); Josh Andrés Rivera (Chino). Conta ainda com Rita Moreno (no papel de Valentina, proprietária da loja onde Tony trabalha) e Rachel Zegler (Maria). Rita Moreno — que é uma das poucas artistas (uma entre três) a ser vencedora de um óscar, um Emmy®, um Grammy®, um Tony® e um Peabody — é também produtora executiva do filme, juntamente com outros nomes.
A equipa criativa do filme inclui o que de melhor existe na Broadway e o que de melhor há em Hollywood. Dela fazem parte nomes como Kushner, que é também produtor executivo, Justin Peck, vencedor de um Tony®, que fez a coreografia dos números musicais do filme; Gustavo Dudamel, prestigiado maestro da Los Angeles Philharmonic e vencedor de um Grammy®, que dirigiu a gravação da icónica banda sonora; David Newman ("Anastasia"), compositor e maestro nomeado para um óscar, que fez o arranjo da banda sonora; Jeanine Tesori (“Fun Home,” “Thoroughly Modern Millie”), que fez a supervisão do casting de vozes, e Matt Sullivan (“Beauty and the Beast,” “Chicago”), produtor executivo do filme. O filme é produzido por Steven Spielberg, Kristie Macosko Krieger, produtora e nomeada para um óscar e um prémio PGA, e o produtor Kevin McCollum, vencedor de um Tony® e um PGA. “West Side Story” foi adaptado para o cinema a partir do espetáculo original da Broadway de 1957. A coreografia original é de Jerome Robbins, baseada na peça de teatro; o libreto, de Arthur Laurents, música de Leonard Nernstein, letras de Stephen Sondheim, e a peça foi idealizada, realizada e coreografada por Jerome Robbins, com letras de Stephen Sondheim e música de Leonard Bernstein.
A banda sonora original de West Side Story inclui 21 músicas do filme e está disponível em formato digital e físico (CD e vinil), bem como em formato digital Dolby Atmos Music.
Sobre o Disney+
O Disney+ é o serviço de streaming dedicado a filmes e programas da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais, juntos, pela primeira vez. Pertencente ao segmento “Direct-to-Consumer & International” da The Walt Disney Company, o Disney+ está disponível na maioria dos dispositivos ligados à internet e oferece programação sem anúncios e com uma grande variedade de filmes originais, documentários, séries de animação live-action e curtas metragens. Além do acesso sem precedentes ao incrível catálogo de entretenimento cinematográfico e televisivo da Disney, o serviço é o espaço de streaming exclusivo para filmes lançados pelos Walt Disney Studios a partir de 2020. Visite DisneyPlus.com para subscrever e/ou saber mais sobre o serviço.
Para mais informações contacte:
Margarida Morais
PR & Comms Senior Manager
margarida.morais@disney.com
Margarida Troni
PR Supervisor
margarida.x.troni@disney.com