
— The Washington Post
"Esmagador... extraordinariamente comovente."
— Variety
“Um exemplo inspirador de dedicação aliada a um propósito nobre.”
— The New York Times
"Envolvente... inesperado... uma experiência impressionante.”
— San Francisco Chronicle
A estreia mundial do filme teve lugar na edição de 2021 do Festival de Cinema de Telluride, e, depois disso, recebeu o Prémio Grierson na categoria de Melhor Documentário, na edição de 2021 do Festival de Cinema de Londres BFI. Recebeu ainda o prémio Critics' Choice Documentary Award, na categoria de Melhor Documentário de Ciência/Natureza. A estreia de “Cousteau Passado e Futuro” no cinema deu-se a 22 de outubro com aclamação da crítica.
O Capitão Jacques-Yves Cousteau foi um dos mais importantes exploradores do século XX. Foi um realizador e aventureiro muito admirado, que documentou as maravilhas exóticas que se escondem no oceano através de equipamentos inovadores. Do seu legado faz parte um filme vencedor de uma Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, dois Óscares® e dois programas de televisão emblemáticos e de longa duração, “The Undersea World of Jacques Cousteau” e “The Cousteau Odyssey”. O seu trabalho tornou-se no epíteto da sua vida no mar e no seu famoso barco, o Calypso. Foi autor de mais de 50 livros sobre a sua vida subaquática e inventou o Aqua-Lung, promovendo a evolução da prática de mergulho. Foi, contudo, como ambientalista que Cousteau mais impactou a longo prazo, alertando o mundo para o aquecimento dos oceanos muitas décadas antes de a crise climática chegar à capa dos jornais. Foi decisivo na proteção da Antártida, participou na primeira Cimeira da Terra e, de facto, o contributo de Cousteau relativamente às medidas necessárias para a proteção do Planeta continua a inspirar gerações.
Na criação deste filme, Liz Garbus recorreu a 550 horas de material de arquivo e imagens quase nunca vistas para deixar que os filmes, as palavras e as recordações de Cousteau contassem, por si, a sua história. “Becoming Cousteau” centra-se no homem sobre quem a maioria das pessoas, ainda que tenham crescido a adorá-lo, pouco sabe. Começou por procurar petrolíferas que patrocinassem as suas aventuras à volta do mundo, e foi mais tarde que tomou consciência e se tornou no primeiro e mais importante defensor da preservação dos oceanos. Ainda que a sua vida familiar se tenha pautado por alguma instabilidade e tenha sido marcada por grandes perdas, Cousteau manteve-se fiel ao seu grande amor — o mar.
“Jacques Cousteau foi um aventureiro e inventor que se tornou num fervoroso ambientalista numa fase mais avançada da vida”, disse a realizadora Liz Garbus. “Não nasceu protetor dos oceanos — foi algo que aprendeu a valorizar à medida que se apercebia das alterações ao mundo subaquático que aconteciam mesmo à sua frente. Espero que a vida incrivelmente interessante e épica de Cousteau nos mostre o quanto todos nós podemos evoluir na vida e na nossa atitude em relação ao nosso lugar na Terra. Cousteau é um verdadeiro herói da nossa era, e a sua história de vida orienta-nos no caminho para um futuro melhor.”
Mais de 100 horas de registos áudio, entrevistas e observações de colaboradores e membros da equipa serviram de complemento a este olhar atento sobre Cousteau. No documentário, há também registos da sua primeira mulher e colaboradora, Simone Melchior (conhecida a bordo do Calypso como a “The Shepherdess”), das experiências da sua família, da sua segunda mulher, Francine Triplet, da criação da The Cousteau Society (Sociedade Cousteau) e do trabalho fundamental que fazem, e do caminho que fez até se tornar numa das mais importantes vozes ambientalistas do século XX, cujas palavras e imagens são hoje mais imprescindíveis do que nunca.
“Becoming Cousteau” é produzido por Dan Cogan (ICARUS, “The Apollo”) — vencedor de Óscar® e de Emmy® —, Mridu Chandra (“Out In the Night”, “Electoral Dysfunction”, “Cured”), pelo vencedor de Óscar Evan Hayes ("Free Solo") e pela Story Syndicate, uma produtora de televisão e cinema de Nova Iorque fundada por Liz Garbus e Dan Cogan em 2019. A produtora é especializada em conteúdo premium de não-ficção e, atualmente, tem mais de 21 filmes e séries em desenvolvimento e produção em plataformas de distribuição premium, incluindo a National Geographic, a Hulu, a Netflix, a HBO, a Apple, a Amazon, a FX, a Discovery, entre outras.
A National Geographic Documentary Films lançou anteriormente o filme “Free Solo”, vencedor de Óscar®, de BAFTA e sete vezes vencedor de Emmy®, bem como "The Cave", um filme nomeado para Óscar®. Da mesma marca, entre outros filmes aclamados pela crítica, encontram-se “Rebuilding Paradise”, de Ron Howard, “Science Fair” e “Sea of Shadows”, ambos vencedores do prémio Sundance Audience Award; “LA 92” e “Jane”, ambos vencedores de Emmy® e incluídos nos 15 principais documentários considerados para Óscar em 2017; e “Hell on Earth: The Fall of Syria and the Rise of ISIS”, vencedor do prémio Dupont.
Sobre o Disney+
O Disney+ é o serviço de streaming dedicado a filmes e programas da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais, juntos, pela primeira vez. Pertencente ao segmento “Direct-to-Consumer & International” da The Walt Disney Company, o Disney+ está disponível na maioria dos dispositivos ligados à internet e oferece programação sem anúncios e com uma grande variedade de filmes originais, documentários, séries de animação live-action e curtas metragens. Além do acesso sem precedentes ao incrível catálogo de entretenimento cinematográfico e televisivo da Disney, o serviço é o espaço de streaming exclusivo para filmes lançados pelos Walt Disney Studios a partir de 2020. Visite DisneyPlus.com para subscrever e/ou saber mais sobre o serviço.
Para mais informações contacte:
Margarida Morais
PR & Comms Senior Manager
margarida.morais@disney.com
Margarida Troni
PR Supervisor
margarida.troni@disney.com